Afinal, ovo faz mal à saúde?
18/06/2019

O ovo já foi amado e odiado. Ele já foi considerado um dos principais inimigos do coração por seu alto nível de colesterol. Depois, virou queridinho da saúde e passou a ser consumido em altas quantidades, principalmente por quem quer ser “fitness” e ganhar músculos.
A novela em torno do alimento parece não querer terminar. Uma nova revisão de estudos publicada no JAMA (Journal of the American Medical Association) concluiu que comer ovos eleva o risco de problemas cardiovasculares e morte por doenças. A pesquisa mostrou que ingerir mais de três ovos por dia pode ser perigoso para a saúde.
Um ovo grande contém cerca de 186 ml de colesterol dietético. A pesquisa mostrou que indivíduos que ingerem mais de 300 miligramas de colesterol por dia estão 4,4% mais propensos a sofrer de morte prematura e apresentam risco 3,2% maior de doença cardíaca.
Devemos parar de comer ovo? Depende do caso. No estudo não houve um grande salto no aumento do risco à saúde associado ao consumo de ovo. Então, se você tem uma alimentação saudável, não deve se preocupar.
Além disso, críticos salientaram que o estudo mostrou apenas uma associação sem revelar a relação causa-efeito e, portanto, mais pesquisas serão necessárias para entender as conexões encontradas até agora.