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Qual é o seu tipo de fome?

24/10/2019

Sempre que decide perder uns quilinhos, você começa uma dieta, mas dois dias depois a fome começa a incomodar. Ela é uma das grandes vilãs para você não entrar em forma. Isso porque dependendo da sua genética, a fome pode ser ainda mais intensa. É devido a um gene, o FTO, que regula o hormônio que aumenta o apetite.

O importante é que fome não é tudo igual. Tente reconhecer quando é físico ou emocional.

Fome Física - o sinal é o ronco da barriga, um barulhinho esquisito que, dependendo do lugar, pode até nos constranger. Neste caso procure dormir bem (ajuda nas boas escolhas alimentares), beba bastante água (não confunda sede com fome) e faça exercícios (atua no controle do apetite). O horário de se alimentar deve ser prioridade, pois pular refeições pode fazer você passar mal. Consuma alimentos ricos em fibras e proteínas para dar mais saciedade. Evite produtos com excesso de açúcar, sal e gordura, pois são comprovadamente produtos que causam dependência como qualquer substância viciante.

Fome Psicológica - ela aperta quando está triste, ansiosa ou por outro motivo qualquer. Você come direito, nos horários certos e, mesmo assim, está comendo fora de hora. O obstáculo pode ser o costume de alimentar suas emoções. Esse tipo de fome aparece quando você sente necessidade de compensar alguma emoção ou mesmo o cansaço de um dia de trabalho. Por isso, procure um profissional para investigar os gatilhos que a fazem comer, mesmo sem fome.

Fome Social - mesmo sem vontade, você se sente atraída por comidas específicas. Aparece quando você sente o cheirinho de um bolo saindo do forno ou ao ver uma foto de comida na revista. Não tem nada a ver com fome física ou psicológica. Porém, correr da tentação pode voltar com mais força depois e virar compulsão. Se permita uma fatia fina para matar a vontade, o problema é deixar os excessos virarem hábito.

Mesmo quem tem muita fome consegue se saciar sem muitas calorias, basta consumir muita fibra e proteína. Esses alimentam demoram para digerir e metabolizar, saciando por mais tempo sua fome. Evite alimentos ricos em carboidratos refinados, pois têm efeito contrário, favorece acúmulo de gordura, bloqueiam a saciedade e aumentam a sensação de fome.

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